Prato do Dia: World Food and Travel Summit

image1.jpeg

 

O nome do evento é ambicioso. Um encontro mundial para pensar o tema Food and Travel?! UAU!  Ou um encontro sobre o Mundo Food and Travel?! AH!

Um pouco das duas, na realidade. Não há dúvida que no dia de hoje se reuniram profissionais e apaixonados do Food & Travel vindos de todo o Mundo e que este é mesmo o Mundo que apaixona estas pessoas, NUTS incluídas.

 A audiência foi internacional mas o auditório esteve muito longe de estar cheio neste 1º dia de palestras. Os oradores, esses, deram-nos o que pensar. Falaram de megatrends, da conectividade,  da sustentibilidade, dos recursos, do futuro que ninguém prevê e da mudança, essa sim, uma constante.

 

 Vou fazer uma síntese, porque amanhã há mais e começa cedo!

 Frases do Dia:

 “Don’t give me products. Give me experiences to remember.” -  É a exigência do consumidor actual segundo o brasileiro Luis Rasquilha, consultor na AYR.

 “A comida tem tudo a ver com partilha, à mesa com a família.” – E por aí se explica o fenómeno crescente da partilha nas redes sociais de fotos sobre comida, daquilo que cozinhamos, o que comemos. É a partilha tecnológica. Como explicava hoje Ian Yeoman professor na Universidade de Victoria, na Nova Zelândia.

 “Portugal já tem os produtos (de qualidade), precisamos das marcas (de as criar).” – Carlos Coelho, Ceo da Ivity Brand Corp, a explicar porque é que Portugal é Genial ou por outras palavras porque é que SMALL is the new BIG.

“O storytelling que faz um blog é a ligação perdida que as pessoas procuram no mundo distante da tecnologia” – da jovem Jodi Ettenberg do blog legalnomads.com. Dizia-nos que uma foto de uma taça com sopa Pho num blog não marca ninguém. Mas se contarmos a história da avó que a fez com uma receita ancestral nas ruas de Saigão, isso cria engagement. E torna esta sopa única e memorável.

 

Henrique Sá Pessoa em debate com as Master Chefs australiana e portuguesa.

Henrique Sá Pessoa em debate com as Master Chefs australiana e portuguesa.

 

Novidades do Dia:

A notícia de que a região do Minho será em 2016 a capital europeia da gastronomia.

O pré-lançamento do livro do Nelson Carvalheiro “Portuguese Travel Cookbook” que em breve poderemos comprar em www.theportuguesetravelcookbook.com

 

Links para descobrir um dia destes:

www.legalnomads.com

www.roadsandkingdoms.com

 www.foodcurated.com

www.funnelogychannel.com

www.baconismagic.ca

www.behindthefoodcarts.com

 www.ladyandpups.com

www.hecktictravels.com

 

 O Sabor do Dia:

Pudim Abade Priscos (fazia parte do trio de sobremesas do almoço de hoje em versão finger food e havia uma banca da Doçaria da Cruz da Pedra com uma caixa linda em cortiça que trazia lá dentro uma forma de metal com o verdadeiro, maravilhoso manjar dos Deuses por 30€ e eu arrependi-me de não comprar...daí o sabor amargo e doce de um doce que eu simplesmente adoro!)

 

Amanhã é outro dia. Neste Mundo ou neste Mundial ;).

 

Nham!

Nham!

Anterior
Anterior

Day Two: Uma mesa posta para degustar.

Próximo
Próximo

A arte de virar clientes do avesso.