O Vinho na Expo Milão 2015
Sob o tema da Expo 2015, o futuro e atualidade da alimentação no Mundo, foram muito os países a mostrar a sua riqueza cultural e gastronómica.
Contudo, no que diz respeito ao Vinho, salientaram-se o pavilhão da França e a Itália, no corredor dedicado aos produtos italianos, não esquecendo as degustações do Chile. Apesar do vinho ser historicamente o melhor amigo da comida não foi certamente o ator principal desta Expo.
A França fez uma abordagem mais “estética” da questão pendurando no teto cerca de 1600 garrafas a representarem o território vitivinícola francês e uma vinha que envolvia a fachada do pavilhão.
Já o Pavilhão de Itália, considerado o maior produtor de vinho da Europa, convidou-nos a uma visita sensorial pelo mundo do vinho.
A visita começou com uma breve história guiada pelas origens do vinho, de seguida passámos à uma sala elegante onde se encontravam uma série de garrafas com várias tonalidades e com os respetivos nomes que ilustravam a paleta de cores possiveis do vinho.
Na passagem para a sala seguinte um vídeo que encenava uma mesa com os seus comensais com um interessante efeito com àgua a fazer lembrar o vinho.
Com o objetivo de passar as diversas notas do vinho, chegámos a uma sala com vários postos onde se podiam inalar os diferentes aromas do vinho que iam do chocolate, ao pêssego passando pela baunilha, entre outros. Porque é no nariz que se forma o sabor do vinho!
VINI ITALY
Sob o lema “explora, prova e compra o melhor vinho italiano” fomos “convidados” (que é como quem diz, comprámos uma entrada de 10€) a degustar os cerca de 1400 vinhos que se encontravam numa galeria com um aspeto muito futurista onde as garrafas mais pareciam obras de joalharia e onde um maître de sala esclarecia as dúvidas aos provadores.
Entrámos com o nosso copo e o QR Code do bilhete de entrada deu-nos acesso à degustação de 3 vinhos e a um amouse bouche de presunto Parma. Valeu a pena a experiência neste Louvre futurista dos vinhos. Cheers!