O Vinho na Expo Milão 2015
Sob o tema da Expo 2015, o futuro e atualidade da alimentação no Mundo, foram muito os países a mostrar a sua riqueza cultural e gastronómica.
Contudo, no que diz respeito ao Vinho, salientaram-se o pavilhão da França e a Itália, no corredor dedicado aos produtos italianos, não esquecendo as degustações do Chile. Apesar do vinho ser historicamente o melhor amigo da comida não foi certamente o ator principal desta Expo.
TOMATO e a Geração Feedback
Faço parte da comunidade Zomato há cerca de 7 meses. Na realidade não tenho contribuido de forma tão ativa como gostaria. Não me atirem tomates!
Muito pratos depois, o meu número de registos na minha conta Zomato continua muito aquém do número de digestões.
A lógica é interessante (partilhar opiniões e experiências à mesa) e vale a pena descarregar a app para que este registo seja instantâneo e a vontade de publicar não arrefeça.
Ao fim de ano e meio em Portugal, a Zomato organizou ontem, no Hotel Altis em Lisboa, o seu primeiro Summit desafiando os profissionais do setor e o público em geral a pensar o digital.
Ideias com MIOLO
Adoramos aquilo que fazemos e esta paixão cresce quando acreditamos nos produtores e nos seus produtos. Foi com muito prazer que fizémos a comunicação da Miolo na sua última digressão pelo supermercados Bio de Lisboa! Continuem a apostar na qualidade e em ingredientes biológicos e saudáveis, sem pressa e com muito sabor. Miolo, desde 2010 a fazer pão que é pão.
Viagens pelos sabores do Sudeste Asiático
Não era a primeira vez que provava a cozinha asiática. Há sensivelmente um ano atrás estive na Tailândia e no Cambodja onde me apaixonei por esta comida repleta de sabores, texturas e cores diferentes.
Confesso que sou fã incondicional de massas, pelo que nesta última viagem pelo Vietname e Laos, os noodles faziam parte das minhas refeições diárias, pelo menos uma vez por dia. A escolha normalmente recaía nos noodles fritos com galinha. De galinha porque para além de não ser grande fã de carnes vermelhas, pelo menos sei exactamente a que sabe a galinha e não corro o risco de estar a degustar um pedaço de carne de origem desconhecida… Cão…? Gato…? Sei que faz parte da cultura local, mas não faz parte da minha cultura comer um companheiro de vida, lamento. Tento não julgar outras culturas e absorver tudo de braços e mente aberta, mas aqui não consigo ceder!
Itália. O país que ama a sua comida.
Os italianos são internacionalmente conhecidos pela sua natureza apaixonada e uma das suas paixões é sem dúvida o cibo (a comida).
O tema da Expo 2015 não podia assentar melhor a esta nação que se orgulha e promove a sua gastronomia de forma exemplar há décadas.
A gastronomia faz parte do ADN dos italianos e é de forma natural que vem de mãos dadas com o turismo. Cada região é guardiã dos seus pratos regionais e dos seus produtos DOP e são estes produtos que põem as regiões e as cidades no mapa. O presunto lembra Parma, o queijo grana padano põe a região Emília Romagna em todas as cozinhas do mundo, o prato típico de Bologna é o preferido de todas as crianças, já para não falar da pizza napolitana, do vinagre de Modena, do Chianti... todos eles já põem Itália na boca do mundo muito antes de 2015. É a paixão pela comida, o orgulho nos seus produtos e a qualidade dos mesmos, aliados a uma óptima estratégia de marketing e promoção que faz de Itália uma referência.
Porque é o Porto a próxima Meca da comida europeia.
Porque é o Porto a próxima Meca da comida europeia, é a primeira publicação graças ao contributo de vários bloggers de viagens, gastronomia e vinho, que consideram o Porto um destino emergente da gastronomia na Europa.
Os participantes incluem Elena Paschinger, blogguer do Creativelena.com, Gabriella Opaz do Catavino.com, Rita Branco do oportoencanta.com, Vera Dantas do oportoenvolto.com, André Apolinário do Tasteportofoodtours.com e Arturo Bandini do thecitytailors.com.
Cada um de nós irá escrever no seu blog um pequeno ensaio sobre o porque de a cidade do Porto merecer estar na lista principal da gastronomia mundial. Queremos mostrar ao mundo que o futuro da gastronomia europeia passa por Portugal e o Porto será o grande vencedor.
BioLiberdade
Ontem alguns comemoraram a liberdade com cravos, outros comemoraram a liberdade com lavanda, alecrim e papoilas. A liberdade de estarem em plena natureza e de respirarem o ar puro da Herdade do Freixo do Meio, a poucos quilómetros de Montemor-o-Novo.
Na 10a edição do Encontro da Primavera, organizada pela Herdade do Freixo do Meio, faltou o sol mas isso não desanimou as cerca de 1000 pessoas que ali se juntaram, não as contei, mas eram muitas. Tipos urbanos, vizinhos rurais, vegetarianos convictos, curiosos, crianças, muitas crianças à vontade, livres de se sujarem e rebolarem no campo, todos se encontraram neste Encontro.
O que nos uniu a todos ali?
Quique Dacosta em 3 texturas
Dividi a minha experiência com Quique Dacosta em 3 texturas, à laia de Chef: a fotografia, a técnica e a comida propriamente dita.
1ª textura: A fotografia, foi através do Instagram que tive o primeiro contacto com este Chef que conquistou 3 estrelas Michelin com o seu restaurante em Denia, na vizinha Espanha. Instagram: qiqedacosta.
2ª textura: Na sequência desse contacto e depois de ter lido algumas coisas sobre o seu trabalho, conheci-o pessoalmente no passado Domingo, no Peixe em Lisboa, durante uma apresentação que fez da sua técnica e arte.
3ª textura: Hoje, no Belcanto, às 21h acontece o Jantar a Quatro Mãos com Dacosta e Avillez, onde alguns sortudos terão a oportunidade de saborear a sua arte.
Vou ficar-me pelas 2 texturas, pois ainda não é desta que vou provar os pratos estrelados. Desde a passada semana que o jantar está esgotado, sendo o valor do jantar 200€+bebidas.
Day Two: Uma mesa posta para degustar.
Os temas têm vagueado na minha cabeça desde sexta-feira. Mas a riqueza de conteúdos foi tal no segundo dia do WFTS, que precisei destes dias para degustá-los e finalmente partilhar o sabor que me ficou na boca.
A cicerone não podia ter sido melhor. Linda Pereira conduziu-nos ao repasto dos sentidos nestes dias de intensa degustação de conceitos, ideias, debates e conclusões.
Dizia ela que metade do sucesso do evento dependia da organização e dos oradores e, a outra metade, de cada um dos espetadores. Mas não foi bem assim. Na verdade, ela fez a diferença na forma como nos ajudou a todos a saborear cada momento deste encontro. E sentou-nos literalmente à mesa de intensos sabores e sensações. Obrigada Linda.
Matt Goulding, jornalista e escritor de temas de Food &Travel, e editor da revista Roads and Kingdoms “agarrou o touro pelos cornos” e não deixou dúvidas: “It’s all about food!”
Prato do Dia: World Food and Travel Summit
O nome do evento é ambicioso. Um encontro mundial para pensar o tema Food and Travel?! UAU! Ou um encontro sobre o Mundo Food and Travel?! AH!
Um pouco das duas, na realidade. Não há dúvida que no dia de hoje se reuniram profissionais e apaixonados do Food & Travel vindos de todo o Mundo e que este é mesmo o Mundo que apaixona estas pessoas, NUTS incluídas.
A audiência foi internacional mas o auditório esteve muito longe de estar cheio neste 1º dia de palestras. Os oradores, esses, deram-nos o que pensar. Falaram de megatrends, da conectividade, da sustentibilidade, dos recursos, do futuro que ninguém prevê e da mudança, essa sim, uma constante.
A arte de virar clientes do avesso.
Nunca tinha visto um cliente ser posto à prova como ali, no Café Correia.
Este humilde restaurante de rua, em pleno sudoeste algarvio, tem algo de presunçoso num primeiro impacto. É que quem entra, fica ignorado à entrada, como se merecesse um castigo. Já sabia ao que ia, pois muito se tem escrito sobre este “caso de estudo”, por isso esperei pacientemente com a minha família. A sala estava composta, apesar de haver mesas vagas que dariam para mais umas 16 pessoas. Um silêncio incómodo fazia-nos sentir a mais, quase convidando a pormo-nos em sentido. A medo, circulámos ali mesmo junto ao bar da entrada, para ler as notícias e apreciar as fotografias e os elogiosos cartões e distintivos da boa mesa que ali se praticava. “Há uma esperança” – pensei…
Do fundo da sala surge, mal encarada e com uma expressão de comandante, uma Sra. de meia idade envergando um avental, como se estivesse ainda a acabar de cozinhar e as visitas tivessem chegado antes da hora prevista, sem que o anfitrião tivesse terminado o repasto. Olhei melhor e percebi que era a Sra que aparecia nas fotografias expostas. D. Lilita! A “má da fita”.
Tsukiji Fish Market ou "olhó o Atum fresquinho, freguês!"
Um dos maiores mercados de peixe do Mundo, senão o maior, fica em Tokyo, o Tsukiji Fish Market. A polémica está instalada pois em 2016 terminam as obras para alojar este gigante em Toyosu, uma cidade na periferia, mais inacessível a turistas e a foodies. Esta decisão tem acendido contestações pois tem por base interesses imobiliários naquela zona privilegiada de Tokyo.
Nicolas Lemonnier,na sua visita ao Tsukiji Fish Market, teve o privilégio de presenciar o famoso leilão de atum. Privilégio sim, porque os turistas não têm acesso a estes leilões e isto não é para todos...
A MESA. A melhor rede social de todos os tempos.
Estar a jantar em pleno coração da Mouraria, na Cozinha Popular da Mouraria, pratos confecionados pelo Chef Leo Carreira, radicado em Londres, na companhia de jornalistas, bloggers e foodies, pôs-me a pensar na Mesa como uma eficaz rede social.
Amor e Ódio
Sobre o chocolate já se escreveram milhares de livros, sobre as suas propriedades, outros tantos artigos. Não sei se há muitas odes dedicadas a este nobre alimento, mas uma coisa é certa ou se ama ou se ignora. Ainda não ouvi ninguém dizer que gosta "assim mais ou menos" de chocolate.
E talvez por isso, os marketeers se tenham aproveitado deste património emocional para o usar como topping do Dia dos Namorados nas mais diversas situações. Mas não era disto que vos queria falar, mas sim da minha visita ao Chocolate em Lisboa.
N-O-M-A.
Conseguir uma reserva no Noma não é propriamente tarefa fácil para um comum mortal como eu. Tal como muitos dos restaurantes mais conceituados, o sistema de reservas online abre a determinada hora de um determinado dia e esgota rapidamente - para todo o trimestre. No meu caso, à terceira tentativa foi de vez, embora ainda hoje não consiga explicar como é que, de repente, deixei de ver que tinha mais de 2000 pessoas em espera à minha frente e olhei para o calendário que me permitia escolher o dia e hora para o tão desejado jantar...
Do outro lado da Mesa
Já saíram vários posts e notícias sobre os Prémios Mesa Marcada, que foram atribuídos na passada segunda-feira, por isso os premiados, a esta altura, já não serão novidade.
Mas o que talvez falte ainda falar é na alegria do Miguel Pires e do Duarte Galvão neste dia especial para o Mesa Marcada. Aquela alegria de quem faz anos, de quem recebe os amigos em casa
No Tourism Trade Show Algarve, à conversa com o Chef Leonel Pereira
No dia 16 foi dia de Palestra do Chef Leonel Pereira, sobre o tema “Carreira Internacional e novas tendências”, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Quando entrei na sala, o Chef partilhava, no seu habitual tom coloquial e didático, com uma plateia composta na sua maioria por estudantes e aprendizes das lides culinárias, que para se ser Chef é preciso primeiro fazer “o caminho das pedras”. Começar devagar, com paciência, estar disposto a ganhar pouco, a ser aprendiz. Ninguém nasce ensinado, e aprende-se fazendo. Cometendo erros e corrigindo. Primeiro aprender e só depois liderar. Com tempo para degustar…
Workshop de Especiarias
Este Sábado, dia 10, acontece no Museu Fundação do Oriente um Workshop sobre todos os segredos e origens das especiarias.
Detox, purga ou limpa palato.
Depois da tempestade vem a bonança e é previsível que depois da consoada (e dos excessos de final do ano) venha a dieta.